O vídeo postado pelo jornalista César Tralli, no Domingo de Páscoa (20), homenageando, em São Paulo (SP), o taxista alagoano Cícero Pedro dos Santos, 75 anos, emocionou os familiares dele que moram em Viçosa, a 86 km de Maceió.
“A gente se emociona com a alegria de ver um alagoano, viçosense, um homem simples da zona rural, sendo colocado em nível nacional como exemplo de superação”, revela a professora Lúcia Pedro, irmã de Cícero, em entrevista ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).
Repórter e apresentador do Jornal Hoje, da TV Globo, Tralli celebrou a Páscoa fazendo uma homenagem à história de vida do taxista, que há 53 anos atua na profissão.
“Seu Cícero, alagoano, nasceu no canavial, veio para São Paulo no peito e na raça: criou um filho e uma filha, os dois com faculdade, e está ele aqui com 75 anos no táxi, firme e forte! Isso para mim, seu Cícero, é exemplo de vida, viu?”, disse Tralli, em diálogo com o taxista que o transportou.


Cícero é filho de Ana Maria dos Santos e Antônio Pedro dos Santos, falecidos. O casal teve um prole de 16. Lúcia Pedro conta que o irmão trabalhou como canavieiro até os 19 anos de idade, na zona rural de Viçosa, Vale do Paraíba alagoano.
“Ele era trabalhador braçal mesmo, trabalhava no corte da cana”, confirma a professora.
Em 27 de maio de 1970, Cícero migrou para São Paulo em busca de emprego e de uma vida melhor. Trabalhou em diversas profissões até se tornar taxista, a exemplo dos outros dois irmãos, que também foram morar na capital paulista: Adelmo, 76, e Milton, o mais velho. Com 77 anos, este foi o primeiro da família a ingressar na profissão, influenciando os outros dois.


“Há 43 anos, o Cícero presta serviço no Aeroporto de Congonhas, junto aos dois irmãos, também taxistas. O mais velho, Milton Pedro, foi o principal responsável por indicar a profissão”, conta Lúcia.
Em São Paulo, Cícero casou, teve dois filhos e uma neta. Sempre que podem, ele e os irmãos viajam até Viçosa para visitar os familiares. Este ano, estiveram na cidade natal, entre janeiro e março. Também estiveram em Maceió, onde passearam pela Praia de Pajuçara.
Emoção
Familiares e conterrâneos se emocionaram com a homenagem feita pelo jornalista global, reproduzida pelo ALNB. Além do Jornal Hoje, da TV Globo, Tralli também apresenta o Edição das 18h, na Globonews.


“Tio Cícero, exemplo de superação. Gratidão”, escreveu a sobrinha Francineide Maria, nos comentários. “Parabéns, meu conterrâneo. Para ser guerreiro assim, só podia ser de Alagoas”, comentou a leitora Josete Pituba.
“Todos nós vibramos. Quem assiste à Globo vê sempre com uma certa distância, né? Quem está em Alagoas, em Viçosa, vê uma reportagem de nível nacional com um certo distanciamento. De repente você vê uma pessoa sua, próxima, sendo entrevistada por um global, a gente se enche de orgulho. Ele é um homem simples, trabalhador, mas que faz toda a diferença. Os brasileiros sentem-se representados pelo ‘seu’ Cicero”, ressalta Lúcia Pedro, destacando a sensibilidade do jornalista César Tralli ao contar a história do irmão dela.