Pesquisar
Close this search box.

Hospital Regional da Mata nega ter recusado atendimento a gestante em União

Por Ascom Sesau
Hospital Regional da Mata em União dos Palmares – Fotos: Carla Cleto/Ascom Sesau

A direção do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, informou em nota que em nenhum momento houve negativa de atendimento à gestante identificada como J.S.G. Na manhã desta quarta-feira (26), relatos nas redes sociais falavam de uma grávida que teria tido o atendimento negado, no HRM.

A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a gestante foi admitida na unidade na segunda-feira (24), onde passou por consulta com o médico plantonista. No exame de ultrassom foi diagnosticada uma gestação de 38 semanas e 4 dias, mas a paciente não se encontrava em trabalho de parto.

A gestante foi internada, permaneceu em observação durante a madrugada e, após reavaliação, liberada na manhã seguinte, uma vez que seu quadro clínico não evoluiu e ela não entrou em trabalho de parto. Antes de ser liberada, a paciente foi orientada a retornar ao hospital caso a situação se alterasse.

Na terça-feira (25), a gestante retornou com o mesmo quadro clínico do dia anterior e foi novamente avaliada por outros dois médicos, que também não identificaram sinais de trabalho de parto ativo. Eles explicaram que, mesmo a paciente sentindo contrações, não havia modificações no colo uterino e que, portanto, não se justificaria uma nova internação.

Ao ser informada sobre a conduta médica, a gestante e sua acompanhante agrediram verbalmente a equipe de plantão, por não concordarem com a avaliação médica, embasada em estudos científicos relacionados à obstetrícia.

A direção do Hospital Regional da Mata reitera que a unidade está de portas abertas para receber a paciente e prestar a assistência necessária, atuando, entretanto, conforme prevê a literatura médica.